Raulzito e os Panteras – 1968
Raulzito e os Panteras foi o primeiro álbum lançado pelo cantor e compositor brasileiro Raul Seixas.
No disco de vinil original, mono, a data do selo é 1967, porém na capa a data é 1968. Isso deve-se ao fato de o disco ter sido prensado em fins de 1967 e lançado no início de 1968. Reeditado em 1984 e 1989, em estéreo, foi lançado pela gravadora EMI/ODEON. Raul Seixas assina oito das 12 canções do disco. As vendas do disco foram consideradas baixas.
Sua capa faz uma alusão ao disco With the Beatles.
Produção
Antes de chegarem a um estúdio no Rio de Janeiro para gravarem seu primeiro disco, Raulzito e os Panteras (na época, The Panters) acompanhavam quase todos os artistas da Jovem Guarda como Roberto Carlos e Jerry Adriani. E foi justamente Jerry Adriani quem os convidou a tentarem a sorte no Rio. Então gravaram o LP: Raulzito e os Panteras, primeiro disco de Raul Seixas, e o único gravado com Os Panteras.
Era um disco um tanto romântico, sua capa visivelmente influenciada pelos Beatles, com dedilhados românticos, tons de psicodelismo e uma ousada versão de "Lucy in the Sky with Diamonds" ("Você Ainda Pode Sonhar"). As faixas "Me Deixa Em Paz", "Trem 103" e "Dorminhoco", no entanto, se aproximam mais do estilo que caracterizou os lançamentos posteriores de Raul.
Faixas
- "Brincadeira" (Mariano Lanat)
- "Por Quê? Pra Quê?" (Eládio Gilbraz)
- "Um Minuto Mais (I Will)" (Dick Glasser-versão de Raul Seixas)
- "Vera Verinha" (Raul Seixas/Eládio)
- "Você Ainda Pode Sonhar (Lucy In The Sky With Diamonds)" (John Lennon/Paul McCartney-versão de Raul Seixas)
- "Menina de Amaralina" (Raul Seixas)
- "Triste Mundo" (Mariano Lanat)
- "Dê-Me Tua Mão" (Raul Seixas)
- "Alice Maria" (Raul Seixas/Eládio Gilbraz/Mariano Lanat)
- "Me Deixa Em Paz" (Mariano Lanat/Raul Seixas/Carleba)
- "Trem 103" (Raul Seixas)
- "O Dorminhoco" (Carleba/Eládio Gilbraz/Mariano Lanat/Raul Seixas)
Músicos
- Raulzito – vocais, guitarra
- Carlos Eládio – guitarra
- Mariano Lanat – baixo
- Carleba – bateria
Ficha técnica
- Diretor de Produção: Milton Miranda
- Direção Musical: Lyrio Panicali
- Arranjos: Maestro Orlando Silveira
- Técnicos: Jorge Teixeira - Nivaldo
- Engenheiro de Som: Z. J. Merky
- Foto: Mafra
- Lay Out: Moacyr Rocha
- Arranjos de base: Raul Seixas, Eládio Gilbraz, Mariano Lanat, Carleba
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 - 1971
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 foi um álbum do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas. Foi gravado em 1971 nos estúdios da CBS, no Rio de Janeiro por Seixas e pelo compositor capixaba Sérgio Sampaio, o cantor, dançarino e ator Edy Star (então conhecido apenas como Edy) e a cantora paulista Míriam Batucada.
Quando lançado, o disco não obteve sucesso nem de público nem de crítica. Foi abandonado à própria sorte até mesmo pela gravadora, cujos executivos tanto no Brasil como na matriz, nos Estados Unidos não gostaram do resultado final. Com isso, não houve investimento em divulgação do trabalho nas rádios e programas musicais da época.
Muitas lendas cercam esse disco que traz 11 faixas intercaladas por vinhetas. A principal delas diz que Raul, Sérgio, Edy e Míriam gravaram as músicas às escondidas, à noite, sem que ninguém na CBS soubesse, e que por esse motivo Raul Seixas, então um bem-sucedido produtor da gravadora, teria sido demitido. No entanto, segundo Edy Star, único sobrevivente dos quatro artistas (Raul morreu em 1989, Sérgio e Míriam em 1994), o trabalho foi profissional e feito com o conhecimento da gravadora. Durou 15 dias, com hora marcada no estúdio e anuência do diretor artístico da CBS. E Raul não foi demitido. Tanto que no ano seguinte, em 1972, produziu o compacto Diabo no Corpo, de Míriam Batucada, e o LP de estreia da cantora Diana, na própria CBS. Raul só saiu da gravadora meses depois desse último trabalho, sendo contratado pela RCA Victor.
A ideia inicial foi de Raul Seixas, inspirado pelos recém lançados discos Freak Out (1966), de Frank Zappa, e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), dos Beatles, além da brasileira Tropicália, mas a obra foi levada a cabo em conjunto pelos quatro 'kavernistas'. Cada um cantou duas canções sozinho – Raul e Sérgio cantaram juntos outras três. Raul tocou praticamente todos os instrumentos. As composições são todas de Raul e Sérgio Sampaio (parceria tida por muitos mais interessante do que a de Raul com Paulo Coelho).
Míriam Batucada não foi a primeira opção de voz feminina no grupo. A prioridade era Diana, (mulher de Odair José, mas como ela estava muito identificada com o iê-iê-iê e a música romântica, foi descartada. Em seguida, pensou-se em chamar Lena Rios (que anos depois defenderia uma música de Raul – Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo – no Festival Internacional da Canção de 1972), que estava iniciando na CBS sob recomendação do Torquato Neto. Mas Míriam apareceu na gravadora e sua voz rouca e bom humor conquistou Raul, Sérgio e Edy.
Depois de muito tempo condenado ao ostracismo por ter ficado fora de catálogo, o disco voltou às lojas no formato CD primeiro numa edição limitada da Rock Company (1995) e, depois, pela Sony (2000 e 2010). A edição de 2000 foi bastante criticada à época por não trazer as letras nem a contracapa com ficha técnica e fotos dos integrantes do grupo. A edição de 2010 tem capa e contracapa restaurados, encarte com ficha técnica e letras das músicas, e som remasterizado. As edições de 1995 e 2000 são difíceis de encontrar atualmente, bem como os LPs originais, considerados itens de colecionador que valem pequenas fortunas. Surpreendentemente, a faixa "Eu Vou Botar Pra Ferver" tem sido tocada em algumas rádios.
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 traz músicas de vários estilos, como uma seresta (Sessão das 10) cantada por Edy; chorinho (Chorinho Inconsequente) cantado por Míriam; e o único samba jamais composto e gravado por Raul Seixas, Aos Trancos e Barrancos. Todas as composições são de Raul e Sérgio, menos uma – Soul Tabarôa, de Antônio Carlos e Jocafi (cantada por Míriam Batucada).
Faixas
- "Êta Vida" (Raul Seixas/Sérgio Sampaio) – 2:28 Cantam: Raul Seixas e Sérgio Sampaio
- "Sessão das Dez" (Raul Seixas) – 2:44 Canta: Edy Star
- "Eu Vou Botar Pra Ferver" (Sérgio Sampaio/Raul Seixas) – 2:25 Cantam: Sérgio Sampaio e Raul Seixas
- "Eu Acho Graça" (Sérgio Sampaio) – 2:49 Canta: Sérgio Sampaio
- "Chorinho Inconsequente" (Sérgio Sampaio/Erivaldo Santos) – 1:56 Canta: Miriam Batucada
- "Quero Ir" (Raul Seixas/Sérgio Sampaio) – 2:20 Cantam: Raul Seixas e Sérgio Sampaio
- "Soul Tabarôa" (Antônio Carlos/Jocáfi) – 2:44 Canta: Miriam Batucada
- "Todo Mundo Está Feliz" (Sérgio Sampaio) – 2:56 Canta: Sérgio Sampaio
- "Aos Trancos E Barrancos" (Raul Seixas) – 2:27 Canta: Raul Seixas
- "Eu Não Quero Dizer Nada" (Sérgio Sampaio) – 3:06 Canta: Edy Star
- "Dr. Paxeco" (Raul Seixas) – 3:11 Canta: Raul Seixas
- "Finale" (vinheta) – 0:29 Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada

Nenhum comentário:
Postar um comentário